sábado, 24 de outubro de 2009

Violência e drogas nas escolas


violência na escola é assunto antigo das conversas sobre educação. Em 2000, a UDEMO realizou uma pesquisa com quase 500 escolas públicas de todo o estado de São Paulo, 44% afirmaram que a violência aumentara em relação aos anos anteriores.


É importante ressaltar que a violência escolar não vem desacompanhada de outros fatores. Não é algo que surge e termina dentro da sala de aula. É apenas uma das facetas dos variados tipos de violência que acercam o jovem diariamente: a violência familiar, social, estatal, verbal, física, comportamental, entre tantas outras. O aluno influenciado por tipos de violência em casa ou na rua é meio de transporte para que esta violência adentre as escolas.
O assunto é vasto e merece muitas discussões e reflexões. Contudo, para o professor, além de combater as causas, é de imediata importância também entender e tentar controlar suas conseqüências. Para isso, muitas possíveis soluções estão sendo apontadas a fim de que esse sério problema seja resolvido. Uma das ações que melhores resultados tem mostrado é a boa gestão da escola. Ou seja, a vontade dos diretores e dos professores de mudar o quadro depredado da escola. Bons exemplos encontramos em escolas como a da Vila Prete e a Professor José Negri, ambas no estado de São Paulo. Essas escolas conseguiram ótimas notas em exames nacionais, e o segredo está na boa gestão.

O texto, nos leva a refletir, sobre o problema da violência escolar , que é algo presente em nossas salas e ainda não conseguimos resolver esse problema, vejo também que ele da como exemplo de sucesso com os alunos uma boa gestão escolar, que acredito que se a gestão proporcionar momentos dinâmicos para os alunos o índice de violência diminui.

Um comentário:

maria gloria moura disse...

Lau a violência está por toda parte inclusivel na nossa cidade, você sobe da última, de uma criança de apenas 4 anos.que foi estrupada,
precisamos conscientizarmos a população, o perigo de deixar nossos filhos com qual quer um confiança só em DEUS.
Beijão