terça-feira, 13 de outubro de 2009

Relato das palavras da atividade, Projeto Formação

Relato do encontro para discussão do significado das palavras

No encontro realizado para discussão das palavras pesquisadas, foram discutidos vários significados. Todos levaram significados encontrados em varias dimensões

Começamos pela palavra Pluralidade, eu, por exemplo, antes da pesquisa me veio a mente o sentido de plural, muitas coisas, mas ao pesquisar percebi que não estava tão errada. Pois a mesma se refere às múltiplas possibilidades. E no curso essa múltipla possibilidades nos proporciona o direito em montar nosso currículo.

Já o iluminismo surgiu na França no século XVlll, com o movimento cultural, que teve a razão e a liberdade de pensamento. Na leitura da palavra iluminismo me veio a mente o sentido de iluminar, clarear, mas ao pesquisar a palavra não estava tão errada, pois o iluminismo foi uma doutrina que baseava a conquista dos seus

ideais, colocando como valor supremo a razão e a liberdade de pensamento. Temos alguns filósofos iluministas que defendiam algumas razões de sua época, por exemplo Montesquieu, jurista francês(1694-1771) que escreveu o livro “Espírito da Lei”e defendia a divisão dos estados em três dimensões, Legislativo, Judiciário e Executivo, Kant (1724-1804), filosofo alemão que fez diversas criticas ao racionalismo. Seu principal livro foi, “A Critica da Razão Pura “.

Singularidade, na sua escrita já nos possibilita uma relação, singular, único. Com relação ao curso, vejo o mesmo e todos os cursistas de forma singular, interagindo no contexto de pluralidade. Dessa forma o curso é contemporâneo por diagnosticar a realidade atual do professores baianos, dando-nos possibilidades para ingressar nas classes universitárias.

Referência:

www.google.com

Ximenes, Sérgio 1954: Minidicionário Ediouro da Língua Portuguesa Sérgio Ximenes-2ª ed. Reform – São Paulo, Ediouro, 2000. Completo 2 cores

ISBN 85-00-00835-0.

Projeto Cultural 2000 – Manual ,Global. do estudante – São Paulo: Difusão Cultural do livro,1999. Vários autores, ISBN 85-7338, 1.Ensino fundamental 2. Livros textos (Ensino fundamental).

Nenhum comentário: