domingo, 11 de outubro de 2009

Resenha do filme Cinema Aspiribnas e urubus

RESENHA DO FILME

CINEMA ASPIRINAS E URUBUS

A história se passa no ano de 1942, período no qual acontecia a segunda guerra mundial. Nesse mesmo ano muitas pessoas fugiam de alguns países, para não morrer e outros para não ter que matar as pessoas, e esse foi o motivo que levou Johan a fugir da Alemanha para o Brasil.

Só que nem todas as pessoas acham o Brasil um lugar bom para viver, mas Johan escolheu o nosso país para ter uma vida mais calma. Começa a trabalhar numa empresa que vende Aspirinas, para curar as dores dos brasileiros, mas Johan escolhe logo o nordeste para vender seus remédios, numa época de seca, pois no filme isso fica bem retratado, parece impossível, ele conseguir vender seus remédios, mas não desiste e sai com seu caminhão pelo sertão afora para ganhar a vida e não ter que voltar para a Alemanha.

Nessa viagem, ele dar caona a varias pessoas muitas entram não fala nada mas ele da carona a Jovelina uma moça aflita que foi expulsa de casa e sem ter para onde ir sai pelo mundo afora sem destino mas com oobjetivo de ter uma vida melhor como Ranupho, um nordestino que devido a falta de emprego sai de sua cidade em busca de uma qualidade de vida melhor em outro estado, pois no nordeste as coisas não estão muito bem por causa da seca, fator determinante para a migração de vários nordestinos.

Johan não se importa muito com essas coisas, mas Ranupho é um pernambucano de humor ácido, e quando Johan diz para ele que vai vender aspirinas no sertão, ele logo questiona como a todo o momento critica o nordeste, retratando as dificuldades e pobreza do mesmo, mas Johann não desiste e ao logo da viagem ele se tornam bons amigos.

Ele conseguiu vender as aspirinas com seu cinema móvel que leva consigo dentro do seu caminhão, como no sertão ninguém nunca tinha assistido um cinema, ele coloca a propaganda das aspirinas no cinema e quando o cinema acaba todos correm e compra as aspirinas.

Eis ai a tecnologia daquele tempo que já iludia o povo, ele escolheu o sertão por que além de povo pobre era fácil de se enganar, como ainda existe no nosso mundo atual, a diferença e que hoje não é Aspirinas, nós nos iludimos com coisas mais modernas.

Ranupho e Johann se tornaram grande amigos, viveram em suas viagens momentos inesquecíveis, mas a parte que mostra bem a realidade é quando Johan é mordido pela cobra fica muito doente e pede a Ranupho para contar sobre sua vida, ele fala dos preconceitos dos paulistas e que outros estado têm em relação a nordestino, tira barato da maneira de falar e de vestir, mas isso não é só na década de 40, hoje o preconceito ainda existe, por isso que ele diz que quer ter o registro em sua carteira da empresa aspirinas, para ele passar na cara daqueles que um dia zombou de sua cara,Johann é um alemão sem apego as coisas materiais, e logo após a historia de Ranupho ele começa a ensina-lo a dirigir, e o promete registra-lo na empresa aspirinas.

O filme deixa claro que para ter uma vida melhor não é necessário sair do Brasil, pois se aqui a vida é ruim em outros lugares é bem pior.

No filme mostra as aspirinas e o cinema só não vi os urubus, pelo que percebi o urubu é Ranupho que o tempo todo quer ser igual a Johan, e aquelas pessoas na estação do trem lutando para conseguirem entrar e chegarem aos seus destinos, lutando por sobrevivência igual aos urubus que o tempo tido luta para sobreviver.

Autora da Resenha: Laudicéia de Souza


Referência:

Cinema Aspirinas e Urubus. Títulos Alternativos: Movies Aspirins and Vultures. Direção: Marcelo Gomes. Roteiristas: Karim Ainouz, Paulo Caldas, Marcelo Gomes, Ranulpho Gomes. Elenco: João Miguel, Hermila Guedes, Peter Ketnath, Zezita Matos, Fabiana Pirro, Verônica Cavalcanti, Irandhir, Daniela Câmara, Osvaldo Mil, Sandro Guerra, Lucia do Acordeon, Jeane Alves, Rodrigo Riszia, Nenego Lira, Arilson Lopes. DVD. Duração: 99 min. Gênero: Aventura, drama. Produtoras Dezenove Filmes, Rec Produtores Associados Ltda. 2005. Tipo: Longa Metragem. Colorido. Distribuidora: Imovision.

Nenhum comentário: