quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dia do professor


O professor na Bahia não tem muitos motivos para comemoração do seu dia, pois é uma categoria muito importante para a nossa sociedade, sendo que todos os outros profissionais passam pela sabatina do professor, e, no entanto as maiorias dos profissionais ganham muito mais que os professores, além do salário péssimo também têm o desrespeito dos alunos e muitas vezes do próprio poder público, frequentemente assistimos reportagem de professores que sofreram agressões de alunos, e no interior tem as perseguições políticas, isto é vergonhoso, onde deveriam valorizar as pessoas que formam a base da sociedade, fazem é maltratar, perseguir, desvalorizar ao ponto mais baixo que puderem, até chegar o ponto de uma faixa de um protesto dos garis informando que: ”não somos professores”, não é desmerecendo o gari que deve ser tratado com muito respeito o seu trabalho, mas esta comparação serve pára refletirmos sobre a nossa profissão. Apesar de existir alguns estados que valoriza um pouco os profissionais da educação, como no Maranhão o salário de um professor nível superior recebe o equivalente a R$ 1.481 20 horas, não é o suficiente mas já é bem melhor que o nosso aqui na Bahia.
Se o Maranhão que é um Estado bem menor que o nosso paga esse salário porque aqui não paga um salário digno, para melhorar o nosso desempenho, pois fazemos o que podemos com o salário que ganhamos, se ganhássemos um pouca a mais, não seria necessário que os professores trabalhassem 60 horas para sobreviver.
Mas diante de todas essas dificuldades, nós professores ainda somos felizes com o que fazemos, por que temos a esperança de que um dia os nossos governantes, reconheçam a importância do papel do professor na transformação da sociedade brasileira.

Um comentário:

Sule disse...

Oi Lau! Estou gostando de ver!! Tem explorado bastante esse ambiente... Só senti falta de trazer mais suas reflexões acerca do que tem estudado na atividade de tecnologias!

Parabéns!
bjinhos
Sule Sampaio