Não sabia que existe teórico que defende a escrita do memorial, como um dos pré-requisitos para o ingresso em universidades, o mais interessante é saber que minha história de vida e minha carreira profissional são tão importantes para outras pessoas, essa narrativa apesar de ser uma escrita livre, precisa está vinculada a uma escrita académica e existem algumas regras para serem seguidas, pois não posso escrever de qualquer jeito e necessário organizar as idéias para que as mesma possam ser lidas e entendidas pelo leitor.
Só passei a ter consciência dessa escrita após a atividade da professora Marcea Sales (Professora da UFBA) que nos mostrou através de texto que o memorial é algo que precisa ser bem fundamentado, não só em teóricos, mas as nossas idéias precisam está bem organizada.
terça-feira, 7 de setembro de 2010
sábado, 15 de maio de 2010
Como a deficiência transforma o ser humano
Em termos históricos, podemos afirmar que as pessoas portadoras de deficiência eram excluídas da sociedade. A preconização do corpo máquina nos faz entender que quem não produz é representado como inválido, sem utilidade. Estas características são atribuídas indistintamente a todos que têm alguma deficiência, marginalizando-os.
A releitura a deficiência através da lente da inclusão se faz urgente e necessária. Encontramos respaldo em Sassaki (1997) quando afirma que a inclusão social é um processo que contribui para a construção de um novo tipo de sociedade através de transformações pequenas e grandes, nos ambientes físicos e na mentalidade de todas as pessoas, como também do portador de deficiência física.
Nesse sentido, a Educação Física escolar pode se constituir como agente de inclusão. A atividade física adequada às possibilidades dos sujeitos, valoriza, integra à realidade, obtendo autonomia, autoconfiança e liberdade, pois se excluirmos esses alunos das atividades físicas e outras, o mesmo perderá o estimulo e encanto pela vida, ficando assim desmotivado para viver.
As possibilidades que o nosso curso oferece
O curso de Formação Para Professore que a UFBA oferece, é bastante amplo, pois quando pensei em fazer Pedagogia na UFBA, não imaginei que iria aprender tanto sobre outras coisas, pensei que iria estudar apostilas e livros, mas chegando ao curso percebi o quanto ele é amplo, pois nunca passou por minha cabeça que ia aprender a fazer um vídeo na Universidade, entre outras atividades que a mesma oferece, são incríveis as possibilidades que esse curso nos oferece, por isso é importante agarrar essa oportunidade com unhas e dentes.
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Surpresas tecnológicas
A cada dia as novas tecnologias vêm tomado conta da humanidade, e entre os professores não é diferente, pois a muito tempo atrás nós estávamos acostumados a construir as nossas atividades manualmente, decalcando os desenhos para deixa-los mais bonitos, nós acabando para que as letra saíssem bonita e de fácil entendimento, para os nossos alunos, assistíamos um filme no vídeo cassete e entre outra coisas, mas os tempos foram passando e o homem foi evoluindo, criando ferramentas que facilitassem os nossos trabalhos.
E nós professores temos que acompanhar e nos adaptar as novas tecnologias ou vamos ficar para trás. Cito tudo isso só para mostrar como uma Universidade tem o poder de transformar aquele que se permite, pois aprendi muito e estou aprendendo na faculdade, fique muito feliz quando na aula de Software, consegui fazer um slide no computador da faculdade, pois as maquinas de lá usa um programa diferente do que tenho em minha casa, para muitos pode ser bobagem mas para mim foi uma conquista enorme, mas tudo isso só foi possível por que a professora Darlene teve paciência para me ajudar nas horas que necessitei, o mesmo temos que faze com os nossos alunos nunca desisti deles, mesmo sabendo que não é fácil
domingo, 25 de abril de 2010
Como falar de se mesma
È bastante difícil falar de se mesma, pois falar dos outros é fácil, mas falar de nós mesmos é complicado.
Estou participando na faculdade de um projeto documentário que tem como objetivo finalizar o projeto com um pequeno vídeo que relata a vida dos participantes do projeto, estou sentindo uma dificuldade enorme em falar de me, pois falar de você mesma não é fácil. Parece que quando estou em frente à câmera as palavras somem e fico muito nervosa ela parece que vai me devorar, hoje sei o quanto os atores sofrem para gravar uma novela, pois nós vamos fazer só um pequeno vídeo, e não estou conseguindo gravar minha parte, e eles que tem que ficar o tempo todo em frente as câmeras, não é fácil.
domingo, 11 de abril de 2010
História da educação
Estudar sobre a Historia da Educação é muito importante, até mesmo para que possamos compreender mais sobre os avanços que ocorreram durante todos esses séculos. Esses estudos nos levam a refletir sobre grades teóricos daquela época, como por exemplo, Juan Luis Vive e Erasmo Rotterdam, que já no século XV defendiam a idéia que as crianças aprendiam através do lúdico, teorias defendidas hoje por Piaget e Hemília Ferreiro, Acredito que Piaget e Hemília Ferreiro só deram continuidade a um pensamento que já existia, pois todas as teorias existentes hoje em relação a educação, já eram defendidas nos século XV e XVI. Foi também nessa época que começou a luta por remuneração dos "professores", por isso acho importante que todos os professores conheçam a historia da educação, para melhor entender sua importância na sociedade.
quinta-feira, 8 de abril de 2010
CIDADANIA E EDUCAÇÃO
Vivemos hoje num cenário de mudanças velozes. A globalização nos coloca num mundo sem fronteiras e, como tal, não podemos estar desconectados de tudo o que acontece ao nosso redor. Isso não foge aos problemas vividos a cada dia na escola. Mais do que nunca, há uma preocupação na relação entre a escola e a realidade sociocultural dos nossos alunos, até para poder entendê-los, entender toda essa problemática chamada indisciplina. Esse é um fenômeno com o qual um grande número de professores tem dificuldade em lidar.
A Educação para o século XXI, segundo perspectivas da UNESCO traz a paz como fio condutor do mundo para a educação do futuro. Nessas perspectivas aparecem claras as novas posturas que educadores e educadoras devem adotar, como sejam: “cultivar a tolerância, o convívio com a diferença, a transigência como pressuposto e a negociação como instrumento do trabalho” em sala de aula para se chegar a um entendimento sobre os aspectos educacionais a serem observados, dentre eles educação e cidadania.
Mas o que é cidadania? De modo geral, a idéia de cidadania, hoje muito desgastada, é apresentada apenas como a de ter direitos, uma característica que não parece suficiente.
A Declaração Universal dos Direitos do Homem
A Educação para o século XXI, segundo perspectivas da UNESCO traz a paz como fio condutor do mundo para a educação do futuro. Nessas perspectivas aparecem claras as novas posturas que educadores e educadoras devem adotar, como sejam: “cultivar a tolerância, o convívio com a diferença, a transigência como pressuposto e a negociação como instrumento do trabalho” em sala de aula para se chegar a um entendimento sobre os aspectos educacionais a serem observados, dentre eles educação e cidadania.
Mas o que é cidadania? De modo geral, a idéia de cidadania, hoje muito desgastada, é apresentada apenas como a de ter direitos, uma característica que não parece suficiente.
A Declaração Universal dos Direitos do Homem
Aula de Etnicidade e Educação
A aula de Etenicidade e cultura, mim levou a pensar como estou agindo em minha sala, e como estou lhe dando com os alunos que tem um comportamento difícil, ele nos levou a refletir sobre a importância da união da equipe escolar para tentar solucionar um grande problema, que é fazer com quer os pais assumam suas responsabilidades com os mesmos, e que temos que está sempre disposto a ajudá-los, sabemos que não é fácil, mas acredito que tem muitos professores que amam o que fazem e estão lutando para que há educação um dia venha ser prioridade em nosso País.
Assinar:
Postagens (Atom)