sábado, 15 de maio de 2010

Como a deficiência transforma o ser humano



Em termos históricos, podemos afirmar que as pessoas portadoras de deficiência eram excluídas da sociedade. A preconização do corpo máquina nos faz entender que quem não produz é representado como inválido, sem utilidade. Estas características são atribuídas indistintamente a todos que têm alguma deficiência, marginalizando-os.

A releitura a deficiência através da lente da inclusão se faz urgente e necessária. Encontramos respaldo em Sassaki (1997) quando afirma que a inclusão social é um processo que contribui para a construção de um novo tipo de sociedade através de transformações pequenas e grandes, nos ambientes físicos e na mentalidade de todas as pessoas, como também do portador de deficiência física.
Nesse sentido, a Educação Física escolar pode se constituir como agente de inclusão. A atividade física adequada às possibilidades dos sujeitos, valoriza, integra à realidade, obtendo autonomia, autoconfiança e liberdade, pois se excluirmos esses alunos das atividades físicas e outras, o mesmo perderá o estimulo e encanto pela vida, ficando assim desmotivado para viver.

Um comentário:

gilvania disse...

Olha Lau, eu acho que a deficiencia estar em cada um de nós desde o momento que nos achamos restrição em tudo que um portador de necessidade especial faz já estamos em nos mesmo pregado o precoceito, lembra do filme o "radio", então precisamos é de oportunidade, quando dada essa oportunidade abre se espaço para o desevolvimento do ser.